Apreciar fotografia é sentir a compulsão diária para ver fotografia. A própria aprendizagem da técnica fotográfica e a educação do olhar do fotógrafo (profissional ou amador) passa obrigatoriamente pela observação de muitas fotografias, principalmente dos grandes mestres.
Deliciei-me um destes dias aqui, a rever imagens de Sebastião Salgado.
Nascido em 1944, Sebastião Salgado dedicou grande parte da sua vida a fazer reportagens sobre a vida das pessoas excluídas. O próprio tema leva a que por vezes não seja fácil visualizar o seu trabalho, constituído por imagens de uma intensidade emocional arrebatadora, quer sejam simples retratos de crianças, quer cenas dramáticas em campos de refugiados em África. A violência patente nas situações dramáticas que retrata contrasta com a força e a dignidade humana que emanam dos retratados, que não aparecem como meras vítimas, mas sempre como PESSOAS.
"Êxodos" é talvez o seu trabalho mais conhecido, que retrata de uma forma crua as migrações das pessoas para fugir à guerra, em busca de uma vida melhor.
Já que os seus livros não estão, definitivamente, ao alcance de todos os bolsos, este é um site a não perder.
sábado, novembro 18, 2006
Internet: Sebastião Salgado
sexta-feira, novembro 17, 2006
Equipamento: Leica M8

Com este modelo, a Leica promete aos utilizadores toda a qualidade da série M, num equipamento completamente digital. Com um sensor de 10.3 megapixels, é garantida a compatibilidade com quase todas as lentes M.
A Leica garante ainda que o seu sistema de menus e botões de acesso directo às principais funções fotográficas permitem ao fotógrafo concentrar-se no essencial: fotografar.

É ainda prometida uma excelente qualidade de imagem, com uma sensibilidade que se estende até aos 2500 ISO.
Um sonho de máquina, só acessível aos mais endinheirados.
Para saber mais, clique aqui ou aqui.
quinta-feira, novembro 16, 2006
domingo, novembro 12, 2006
Ai Portugal, Portugal
quarta-feira, novembro 01, 2006
Técnica: limpeza de sensores

Todos os utilizadores de máquinas digitais "reflex" têm pesadelos quase diários com algo que sabem que, inevitavelmente, lhes vai acontecer um dia: a acumulação de pó no sensor.
A Green Clean promete dar-nos uma grande ajuda, graças ao seu sistema revolucionário de aspiração, complementado com um líquido de limpeza para as partículas mais teimosas.
O único senão parece ser o preço, dado que este "kit" está à venda aqui por mais de 70 euros.
Algo a ser tentado apenas pelos mais destemidos (a marca não se responsabiliza por qualquer dano, obviamente).
Clique aqui para mais informações
Exposições

Está patente ao público na EMARP, em Portimão, até ao dia 17 de Novembro (nos dias úteis, das 8h30 às 17h00) a exposição fotográfica "Memórias do Passado", de Francisco de Oliveira.
Pretende-se tratar nesta exposição alguma da vida de Portimão entre 1945 e 1970.
A não perder.
Clique aqui para mais informações
Subscrever:
Mensagens (Atom)