sábado, novembro 18, 2006

Internet: Sebastião Salgado



Imagem de Sebastião Salgado Apreciar fotografia é sentir a compulsão diária para ver fotografia. A própria aprendizagem da técnica fotográfica e a educação do olhar do fotógrafo (profissional ou amador) passa obrigatoriamente pela observação de muitas fotografias, principalmente dos grandes mestres.
Deliciei-me um destes dias aqui, a rever imagens de Sebastião Salgado.
Nascido em 1944, Sebastião Salgado dedicou grande parte da sua vida a fazer reportagens sobre a vida das pessoas excluídas.
imagem de Sebastião Salgado O próprio tema leva a que por vezes não seja fácil visualizar o seu trabalho, constituído por imagens de uma intensidade emocional arrebatadora, quer sejam simples retratos de crianças, quer cenas dramáticas em campos de refugiados em África. A violência patente nas situações dramáticas que retrata contrasta com a força e a dignidade humana que emanam dos retratados, que não aparecem como meras vítimas, mas sempre como PESSOAS.
"Êxodos" é talvez o seu trabalho mais conhecido, que retrata de uma forma crua as migrações das pessoas para fugir à guerra, em busca de uma vida melhor.
Já que os seus livros não estão, definitivamente, ao alcance de todos os bolsos, este é um site a não perder.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sebastião Salgado é definitivamente o meu fotógrafo preferido, vi a exposição "Êxodos" em Londres, tinha 350 imagens, foi deslumbrante!!!